conceito, projeto e ilustrações por Maíra Zasso e Yorik van Havre, uncreated.net
Uma casa modernista da grande tradição brasileira do ideal das casas modernistas, que funciona para os climas do hemisfério norte.
Hoje todos nós vemos que a industrialização acelerada que nós temos vivido durante as últimas décadas está indo longe demais. O clima do nosso planeta está sofrendo perigosamente, bem como nossos próprios corpos humanos. Estamos consumindo muito, e confiando demais em uma cadeia interminável de tecnologias poluentes, onde cada uma finge resolver os problemas criados pela anterior. Muitos de nós sentem a necessidade urgente de escapar desse ciclo, e redescobrir um estilo de vida mais ligado à natureza e simplicidade.
Esta casa coloca você dentro da natureza. A qualquer momento, a partir de qualquer ponto, você vê, ouve e sente a natureza ao seu redor. Um mínimo de artificial e um máximo de natural. Ela funciona naturalmente melhor em grandes terrenos, mas pode ser acomodada em terrenos menores também, usando muita vegetação e jogando de forma inteligente com a topografia.
Arquitetos modernistas em todo o mundo, de volta à década de 40, tiveram uma forte compreensão da necessidade de uma conexão entre o ser humano e elementos naturais, como ar fresco e sol, e o delicado equilíbrio entre os volumes construídos e espaços abertos. Infelizmente, depois que os mestres desapareceram, o que os seus descendentes e o mundo lembraram do modernismo foi o aspecto, as, formas ascéticas brancas, e esqueceu-se sobre essas ideias muito fundamentais. As próximas décadas, evidentemente, viram o surgimento de fortes movimentos anti-modernistas. Hoje, estamos finalmente em condições de fazer as pazes com nosso passado e fazer algo novo a partir dessas preciosas ideias originais.
Esta casa não tenta ser de qualquer estilo. Ele tenta oferecer uma conexão simples e direta entre você e o mundo ao seu redor. Isso significa ser capaz de ver, ouvir ou sentir o exterior, e também tocar em matérias-primas, sentir a sua temperatura e sua conexão com a própria terra.
Um dos lugares no mundo onde a arquitetura modernista melhor sobreviveu com seu significado original é o Brasil. O clima perfeito, que, na maior parte do país torna o aquecimento ou arrefecimento desnecessário, empurrou o florescimento destas casas maravilhosas, aninhadas no meio da densa vegetação nativa, onde é possível abrir uma grande parte (se não toda) das peles de vidro e deixar o lado de fora entrar na casa.
"Aqui não é a Itália, isto nunca vai funcionar aqui", disse o povo, quando os arquitetos da cidade de Copenhagem propuseram em toda a cidade a criação de uma série de ciclovias, espaços abertos, terraços e lugares para que as pessoas simplesmente pudessem sentar e desfrutar de estar fora. Após terem sido implementados, não só eles são amplamente utilizados durante todo o ano, mesmo sob temperaturas congelantes, mas também mudaram Copenhagen profundamente e tornando-a uma das cidades com maior qualidade de vida em todo o mundo. Hoje, a área comercial pedestre e livre de carros Strøget é o cartão postal de Copenhagem. Acreditamos que o contato com a natureza é algo que todos nós desejamos, não importa onde no mundo.
Não podemos deixar todas as nossas janelas abertas durante todo o ano, como no Brasil, quando vivemos em latitudes mais ao norte, isso é verdade. Isso não significa que nós não gostaríamos de abri-las amplamente, durante o tempo em que é possível. Isso também não significa que nós não poderíamos aproveitar esse contato sob outra forma, durante os meses de inverno.
- laje de concreto
- teto isolante
- piso isolante
- vidro de alto desempenho
- sombreamento de bambu sobre o vidro ou painéis isolantes
- deck de madeira
Esta casa oferece grandes paredes de vidro, que podem ser amplamente e sem qualquer controle abertas durante todos os dias de verão, tornando os diferentes espaços interiores totalmente parte do lado de fora, e fazer você se sentir como se estivesse no Brasil. Durante o inverno, o seu isolamento altamente inovador a torna quase uma casa passiva. Uma concha de concreto externa funciona como um exoesqueleto de proteção. No interior, uma caixa térmica, literalmente, uma caixa dentro de outra caixa, é totalmente livre de elementos estruturais, o que a torna também totalmente livre de pontes térmicas, e fácil de aquecer. Tudo isto é conseguido com bom senso, bom pensamento e idéias simples, ao invés de tecnologias pesadas. Esta casa simplesmente não precisa delas. E mesmo durante os dias de inverno rigoroso, você nunca perde o contato com a natureza. Isso visualmente, graças às grandes janelas, mas também por causa dos materiais brutos e simples que estão infiltrados em seu interior.
Esta casa adquiriu o conhecimento combinado de uma equipe de arquitetos brasileiros, europeus e norte-americanos. Nós entendemos as qualidades e a sensação única dessas casas brasileiras ideais, sabemos como elas funcionam e o que as faz formidáveis. Nós também temos uma enorme experiência de trabalho em países mais frios, sabemos o que faz um isolamento bom e eficiente, e nós temos ao longo do tempo desenvolvido várias idéias para fazer ambos os lados trabalharem juntos.
O projeto desta casa também tem o código totalmente aberto, o que permite uma alta permeabilidade das ideias. Ao ser usado por outras pessoas, ele também se beneficia do que as outras pessoas fazem, e novas ideias taçhadas no mundo todo são fáceis de adaptar e incorporar. Acreditamos que este é seu o verdadeiro e último significado que a habitação passiva e de baixo consumo deve alcançar, em vez de se tornar refém de poucas soluções de alta tecnologia.
Infelizmente, é impossível dar uma resposta direta a esta pergunta. Existem muitas variáveis que dependem de condições locais, tais como o clima, o terreno, que pode exigir fundações profundas ou não, a disponibilidade e preço dos materiais próximos ao terreno, e de construtores capazes de lidar com as matérias-primas deste casa com qualidade.
No entanto, graças ao uso da tecnologia BIM, uma lista de quantidades está sendo elaborada em conjunto com o projeto. Este quantitativo enumera todos os itens necessários para construir a casa. Com essa lista em mãos, você será capaz de ir a uma empresa de construção, ou orçamentista mais próximo, e pedir para colocar os preços em cada item.
O projeto da casa também pode ser profundamente modificado sem perder suas qualidades fundamentais. Isso permite que uma grande modificação de quantidade de espaço e do orçamento, para cima ou para baixo.
- sala de estar e sala de jantar "públicos": 35,90 m² / 386,5 SQF
- cozinha: 8,55 m² / 92 SQF
- entrada/corredor: 28,44 m² / 306 SQF
- área de serviço: 5,41 m² / 58 SQF
- lavatório: 2,37 m² / 25,5 SQF
- banho: 4,78 m² / 51,5 SQF
- suíte: 11,30 m² / 121,5 SQF
- dormitório: 11,30 m² / 121,5 SQF
- dormitório: 11,30 m² / 121,5 SQF
- banheiro: 3,51 m² / 38 SQF
- escritório: 3,70 m² / 40 SQF
- sala de estar "privada": 26,5 m² / 285 SQF
- terraço: 70,69 m² / 761 SQF