Versão: 24.1.3 Documentação ➜
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
A SenhaSegura é uma ferramenta open-source de cofre de senhas pessoais projetada para proporcionar máxima segurança e simplicidade na gestão de suas credenciais digitais. Desenvolvida com ênfase na privacidade e no controle do usuário, essa aplicação utiliza criptografia avançada para garantir a proteção robusta de suas senhas sensíveis.
Ao optar pela SenhaSegura, você escolhe uma solução de gerenciamento de senhas que coloca a segurança em primeiro lugar.
Para instalar o programa execute o comando:
$ bash installer.sh
(É necessário a inserir a senha de super-usuário)
Para inserir uma senha, insira as seguintes informações na seção de cadastro:
- Título: Utilizado para filtrar com a barra de pesquisa entre todas as senhas armazenadas.
- Descrição: Utilizado para fornecer informações adicionais abertas.
- Usuário: Utilizado para registrar informações do usuário, se necessário.
- Senha: Utilizado para armazenar a senha gerada ou não pela SenhaSegura.
A senha armazenada possui o título como a informação principal, facilitando a pesquisa na lista de senhas armazenadas, além de contar com uma descrição. As informações de usuário e senha estão ocultas e podem ser reveladas usando o botão "Mostrar".
Para copiar a senha para a área de transferência, utilize o botão "Copiar", mesmo quando a senha está oculta.
Para alterar nas informações da senha, utilize o botão "Editar", que abrirá um formulário com seções editáveis. Após realizar as edições desejadas, utilize o botão "Salvar".
Para excluir uma senha, utilize o botão "Deletar", e em seguida, confirme a remoção clicando em "Confirmar" (ou pressionando a tecla ENTER) ou cancele a operação clicando em "Cancelar" (ou pressionando a tecla ESC).
Para utilizar os parâmetros, inclua-os após a chamada do comando SenhaSegura, como no exemplo: senhasegura --ajuda.
Comando | Descrição |
---|---|
-a ou --ajuda | Apresentar ajuda: Apresenta alguns parâmetros e funcionalidades, além do link para a documentação online da ferramenta. |
-e ou --editar | Editar senha: Inicia a função de editar a senha de entrada da ferramenta. É necessária a senha atual. |
-h ou --historico | Apresentar histórico: Apresenta um breve histórico das últimas vezes que a ferramenta foi utilizada. |
-m ou --mostrar | Mostrar senha: Com este parâmetro as senhas são visíveis ao inserir. Pode ser combinada** c**om outros parâmetros de funções. |
-p ou --panico | Definir pânico: Inicia a função de definir uma senha pânico. A senha pânico quando inserida deleta todo o banco de dados com as senhas salvas de modo permanente. É necessária a senha atual. |
-x ou --exportar | Exportar senhas: Inicia a função de exportação de banco de dados com as senhas salvas, mas este arquivo não é criptografado. É necessário a senha atual. |
-v ou --versao | Apresentar versão: Apresenta a versão instalada. |
O processo de edição da senha de entrada no sistema SenhaSegura é conduzido mediante a utilização dos parâmetros -e ou --editar. Após autenticar-se, é necessário inserir uma senha composta por 12 caracteres, abrangendo números, caracteres especiais, além de letras maiúsculas e minúsculas.
Toda essa informação é armazenada de maneira segura e criptografada no arquivo gerado denominado 'profile.json'. Este procedimento de armazenamento criptografado é fundamental para resguardar a integridade e confidencialidade. Após executar é apresentado:
Senha alterada.
Para apresentar o histórico é essencial utilizar o parâmetro -h ou --historico. É apresentado uma lista com as seguintes informações:
Data | Hora | Acesso
A data e a hora serão registradas conforme o horário da internet, caso haja uma conexão disponível. No entanto, na ausência de conexão, as informações locais do computador serão empregadas. No que diz respeito ao registro de acesso, se a autenticação for bem-sucedida, será registrado como "Permitido". Em contrapartida, se a autenticação for recusada devido a erros na inserção da senha, será registrado como "Recusado (erro ao inserir senha)".
O modo 'pânico' tem o objetivo de eliminar de maneira permanente todas as senhas armazenadas no arquivo db.sqlite3. Para configurar essa função, é necessário empregar o parâmetro -p ou --panico e entrar com a senha de acesso da SenhaSegura. Após autenticar-se, é necessário inserir uma senha composta por 12 caracteres, abrangendo números, caracteres especiais, além de letras maiúsculas e minúsculas. Uma vez estabelecida a senha, não é possível alterar esta senha.
Dessa maneira, ao inserir a senha 'pânico' ao invés senha correta, ocorre uma reinicialização do banco de dados, com todos as informações deletadas. Após executar é apresentado:
Todas as senhas foram apagadas.
Para realizar a exportação das senhas, é essencial utilizar o parâmetro -x ou --exportar, seguido da inserção da senha de acesso a SenhaSegura. Após a autenticação correta, é fundamental indicar o diretório de destino onde o arquivo será salvo. Ressalta-se que este arquivo não possui criptografia, portanto, é imprescindível exercer cuidado ao determinar o local de compartilhamento. Após executar é apresentado:
O arquivo exportado para [endereço] NÃO está criptografado.
Você teve algum problema ao executar? Alguma ideia de funcionalidade nova? Escreva aqui ➜